Estágios da Serespecial Imprimir
Escrito por Administrator   
Seg, 23 de Março de 2009 05:36

 

Os estágios objetivam o desenvolvimento da postura para o trabalho, com ênfase no fortalecimento da autoestima, da independência, da percepção de si no ambiente, o reconhecimento hierárquico, o respeito e a adequação aos limites.  

O aprendiz do PTI, tem a possibilidade de participar desses estágios num sistema de rodízio, respeitando o seu direito de escolha, preferências e competências.

O programa inclui, também, a Orientação Profissional, o encaminhamento e acompanhamento do aprendiz para seleções e o monitoramento do aprendiz contratado.

Nosso programa é um sucesso! Através de parcerias com empresas envolvidas com as questões da diversidade e cidadania, já temos vários aprendizes contratados, e efetivamente incluídos no mundo do trabalho.

Além dos estágios, a SERESPECIAL-AAIT promove diversas ações e eventos em prol dessa causa. 

 

A SERESPECIAL, mantém no período da tarde os seguintes estágios:

 


ESTÁGIO NA OFICINA TUTELADA AROUCA

A parceria com a Arouca, marca especializada  em fechaduras, possibilita aos aprendizes a participação de uma linha de produção, onde as atividades são desenvolvidas em cadeia, possibilitando uma produção sem erros, concedendo inclusive o pagamento de uma ajuda de custo mensal aos participantes de acordo com a produção correspondente do grupo. Desenvolvemos o trabalho em equipe, a capacidade de concentração, o tempo de permanência em um único ambiente, a habilidade de cumprir tarefas pedidas e a coordenação motora do aluno.

 

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ESTÁGIO NA OFICINA TUTELADA DA PARFUM DE FRANCE

 Nesta oficina, preparamos brindes para a empresa Parfum de France. O trabalho é composto das seguintes atividades:

1.Vidros de perfumes:

- Retirar os vidros de perfumes da embalagem original 

- Embalá-los para presente

- Arrumar os perfumes em caixas de papelão

- Fazer a contagem

- Lacrar as caixas de papelão e anotar o número de vidros na mesma.

2.Espelhos de bolsas:

- retirar os espelhos de bolsa do invólucro original

- decorar os espelhos com adesivos e fazer a colagem com as pedras

- identificá-los com a etiqueta da empresa

- recolocá-los no invólucro original

- arrumá-los em caixas de papelão

- contar os kits prontos

- lacrar as caixas e anotar o número de espelhos na mesma.

3.Cestas:

- decorar cestas para exposição da seguinte forma:

- encapar a alça da cesta enrolando uma fita

- colar babado de papel crepon ao redor da cesta

- arrematar a emenda do babado com fita

- colar uma flor ou laço na emenda da fita

- preencher o fundo da cesta com isopor

- cobrir o isopor com papel decorado colando-o no interior da cesta.

Obs.: toda a colagem é feita com cola quente.

 
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ESTÁGIO DE ALMOXARIFADO

O almoxarifado do Colégio Paulicéia e PTI está sob responsabilidade da Serespecial AAIT e é utilizado como oficina de treinamento dos aprendizes. As atividades acontecem na segunda, terça, quinta e sexta no período da tarde. Todas as atividades são orientadas pelo professor que é responsável pelo almoxarifado e transmite aos aprendizes a responsabilidade no ambiente de trabalho. Essas atividades têm por objetivo colocar o aprendiz dentro de um ambiente profissional e agradável, sempre destacando a importância da responsabilidade que o aprendiz deve ter nos trabalhos que executa, o aprendiz deve entender qual o motivo de seguir tais regras. As dificuldades de cada aprendiz são respeitadas, e há sempre um estímulo positivo para que ocorra o aprendizado e o desenvolvimento saudável.

Tarefas do Almoxarifado:

- Organização de Materiais

- Montagem de Materiais e Kits

- Contagem de Materiais

- Separação de Materiais para ser entregue

- Entrega dos Materiais

- Recebimento de Fichas de Requisição

- Preenchimento de Fichas de Entrega

- Digitação de fichas nas planilhas adequadas

- Preenchimento de entrada e saída de materiais

- Compra de produtos de limpeza, materiais escolares e materiais de cozinha

Descrição das tarefas: 

A ficha de requisição é entregue pela recepcionista do Colégio Paulicéia ao mensageiro, ele tem a responsabilidade de levar a ficha de requisição até o almoxarifado, depois voltar para seu posto de trabalho e aguardar ser chamado para ajudar a entregar os materiais. A ficha de requisição é entregue ao aprendiz que está no almoxarifado, em seguida o aprendiz separa os materiais, preenche a ficha de entrega e liga para o mensageiro avisando que o material já pode ser entregue. O mensageiro vai ao almoxarifado e leva os materiais que são mais leves, os materiais mais pesados são levados por funcionários do colégio.

As fichas de entrega dos materiais são digitadas em uma planilha para efeito de registro. Na planilha são colocadas informações referentes à data da entrega, nome do solicitante, setor, material e quantidades retirados. Quando um material for retirado sem a ficha de requisição – que deve ser evitado – deve-se preencher a ficha de entrega de materiais retirados fora do esquema da AAIT. Os materiais têm um prazo de 48 horas para serem entregues.

O aprendiz faz a contagem dos materiais, e os materiais que estão com a quantidade mínima deverão ser colocados em uma lista para serem comprados o mais rápido possível pelo professor responsável pelo almoxarifado. Os fornecedores de materiais utilizados regularmente estão listados. A compra dos materiais deve estar adequada ao valor mínimo estabelecido pelo fornecedor, e pode-se fazer uma pesquisa de preços antes da compra entre os fornecedores. Na compra é importante avisar sobre o horário de entrega que é das 13h00 às 16h30. Quando o material comprado chega ao almoxarifado é realizada a conferência pelo aprendiz para verificar a quantidade solicitada na compra e a entregue, em seguida o material é organizado nos devidos lugares, a lista dos materiais que foram comprados é digitada em planilhas pelo aprendiz. 

Além da organização dos materiais nos devidos lugares, há também a montagem de kits para facilitar a contagem e entrega dos materiais, por exemplo, os sacos de lixo são separados e dobrados em quantidades com dez sacos de lixo, são separadas colheres e garfos em saquinhos com dez unidades, são separados canudos em sacos de plástico, e  também é realizada a montagem de pastas.

Alguns materiais específicos são guardados no almoxarifado. O departamento de Marketing do Colégio guarda materiais como pastas, agendas, papéis para redação, canetas, origami. O almoxarifado tem a responsabilidade de guardar os materiais e informar sobre a quantidade existente.

 

 
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 ESTÁGIO DE RECEPÇÃO E TELEFONIA

 Os aprendizes inseridos nos estágios de recepção e telefonia aprendem a melhorar o modo de comunicar-se e a manter posturas adequadas para o trabalho com o público (atender ao telefone corretamente e encaminhar recados, receber as pessoas com educação e cortesia).

Recepção

1) Receber a pessoa que está ao portão cumprimentando-a 

2) Identificar se a pessoa é conhecida ou desconhecida. Não abrir o portão para desconhecidos (pedir ajuda do supervisor) 

3) Perguntar a pessoa com quem deseja falar.

4) Anunciar chegada da pessoa e encaminhá-la até o setor desejado.

Telefonia 

 

Recebendo ligações:

 1) Atender a chamada telefônica e identificando a empresa. (SERESPECIAL, bom dia !) 

 2)  Perguntar e Anotar 

- Quem está falando? __________

- Com quem vai falar? __________

• Solicitar a pessoa aguarde 

• Ligar no ramal desejado.

• Anunciar a pessoa informando o nome da pessoa que deseja falar.

• Fazer a transferência de ligações. 

 Fazendo ligações: 

 1) Solicitar a pessoa desejada utilizando termos adequados como senhor, senhora, por favor.

 2)  Passar a ligação informando de forma padronizada.

   (Um minuto, por favor, __________ vai falar). 

 

 


 

ESTÁGIO DE MENSAGEIRO INTERNO E EXTERNO

Interno 

1) Entrega e retirada de documentos dentro da empresa. 

2) Transmissão de recados (Verbais). 

 Externo

1 ) Deverá estar sempre documentado e com o celular ligado. 

 2 ) Retirar a autorização com a coordenação antes de sair.

 3) Preencher ficha de saída na recepção.

Atividades desenvolvidas 

- Entrega e retirada de documentos em outras empresas

- Serviços de banco: 

        - Depósito 

        - Pagamentos 

        - Utilização do caixa eletrônico.

- Serviços de correio: 

        - Envio de cartas 

        - Envio de mercadorias SEDEX 

- Compras no comércio em geral 

        - Supermercado

        - Farmácia.

        - Papelaria.

        - Outros. 

 

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