Ser Especial

PTI NA BIENAL CÉREBRO (30-09) PDF Imprimir E-mail
Qua, 30 de Setembro de 2009 01:29

EXPOSIÇÃO CÉREBRO - O mundo dentro da sua cabeça
Porão das Artes - Prédio da Bienal


A mostra interativa “Cérebro – O mundo dentro da sua cabeça” é uma exposição internacional e já passou por importantes museus em diversas cidades norte americana e do México, sendo vista por mais de três milhões de pessoas. Aqui no Brasil, a exposição ocupa os 1.500 m2 do Porão das Artes - Pavilhão da Bienal - Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

 A mostra conta com vídeos, textos explicativos, conteúdo expositivo e vários elementos interativos com o objetivo de ajudar as pessoas de todas as idades a entenderem o complexo funcionamento do cérebro humano, além de procurar tornar mais fácil a compreensão de temas ligados a doenças e disfunções cerebrais: dos neurônios à química, dos sonhos ao desenvolvimento da linguagem, da depressão à doença de Alzheimer.

 Neste segmento, nossos aprendizes tiveram contato com amostras de cérebros reais de seres humanos e de animais como tubarão, pato, cachorro, macaco e golfinho, podendo comparar tamanhos, formatos e outras características.

 De forma lúdica é possível tomar conhecimento de como uma sinapse faz a conexão entre os neurônios. Por meio de uma instalação interativa nossos jovens puderam perceber como funcionam os reflexos, as funções autônomas e o próprio equilíbrio.


 A instalação chamada “Geografia do Cérebro” onde os aprendizes puderam ver as funções de cada parte do cérebro: equilíbrio, coordenação muscular, personalidade, emoções, movimentos básicos, funções vitais, fala, tato, visão, audição, olfato e paladar.

 O conhecimento do homem a respeito do cérebro é relativamente recente.
 Foi possível ver a reprodução em tamanho real do cérebro possibilitando aos nossos aprendizes verem o córtex humano, o sistema límbico, o tronco cerebral e o cerebelo, e saber como essas áreas evoluíram ao longo de milhões de anos. Há ainda o molde do rosto de Phineas Gage, doada pelo Museu de Anatomia de Warren, da Universidade de Harvard.

 Os cérebros são tão individuais quanto as pessoas que eles comandam, sendo as diferenças um fato biológico. Os distúrbios cerebrais compõem cinco dos 10 problemas de saúde mais comuns do mundo.
 A mente envolve percepção, aprendizado e memória, consciência, auto-percepção e os sonhos. Apesar dos avanços da ciência, na verdade pouco se sabe realmente sobre como a mente funciona. Nesse segmento as pessoas poderão entender um pouco mais sobre os sonhos, a percepção, a mente, a consciência e a memória.

 

 

 Depois de tanta informação importante e experiências novas, bateu aquela fome.  Fomos correndo saborear um delicioso lanche do Mac Donald's!

 Parabéns, turma !!

 

 

 
Banner
Banner

Nosso Calendário

Banner
 
 

Av. da Invernada, 216 - Sao Paulo - SP - CEP: 04612-060 - Fone e Fax: 55-11-2344-1286

Design by handy shop & windows forum & Contributed RedConsult