Ser Especial

Estudo do Meio - setembro Imprimir E-mail

No estudo do meio de setembro, iniciamos com um belo piquenique em um espaço aconchegante com muito verde dentro da USP. Em seguida, os nossos alunos tiveram a oportunidade de ampliarem um pouco mais os seus aprendizados.

Desta vez, visitamos o Instituto da Oceanografia da USP. Ainda pouco conhecido pelo público, o museu da Oceanografia da USP existe a 23 anos e foi criado com objetivo de difundir a ciência da oceanografia e ainda servir aos alunos como fonte de pesquisa.

Logo na entrada, nossos alunos conheceram a primeira embarcação utilizada pelo instituto para as atividades de pesquisas no mar em 1954. Visitando o museu, foi possível, conhecer a importância da oceanografia e todos os estudos que ela engloba.

A exposição dividida em quatro módulos que corresponde as áreas do estudo da oceanografia e em cada um deles são mostrados objetos de estudos de cada área, os equipamentos utilizados para análises dos materiais e ainda painéis explicativos sobre características de cada uma.

A primeira, Geologia, que diz respeito a relevos, topografias, sedimentos do fundo mar, etc.

A segunda, Física, que estuda os movimentos das massas de água como ondas, correntes e marés, na sequência vem a Química, analisando sobre os gazes, os sais presentes na água, as trocas com o meio ambiente, entre outros.

A última área e a mais completa é a Biológica, que estuda os três grupos de seres vivos que vivem no mar e como se comportam em seu habitat.

Seguindo o passeio entramos em uma sala de projeção - A Ciência em uma Esfera (Science On a Sphere) - uma ferramenta educacional desenvolvida pela Agência Americana de Oceanos e Atmosfera (National Oceanic and Atmosphereic Administration - NOAA), com objetivo de ilustrar o Planeta Terra e seus diferentes fenômenos e processos oceanográficos, atmosféricos, geológicos, ecológicos, entre outros.

A projeção permite a visualização de forma interativa e global, propiciando a sensação de estar observando o planeta a partir do espaço. Em outra sala, viram de perto parte de uma ossada de uma baleia, podendo terem a noção do tamanho deste animal que tem em média 15 metros de comprimento, viram imagens e também aquários com diversos seres vivos como peixes, cavalos marinhos, caranguejos, ouriços, anemonas de diversas especies.

Para finalizar algumas imagens do programa Antártico brasileiro e ainda alguns animais típicos daquela região e painéis que falam sobre os projetos de estudos do instituto de oceanografia e algumas atividades já realizadas por ele.

Durante todo o percurso, nossos alunos interagiram com os monitores cheios de animação e interesse fazendo perguntas pertinentes e inteligentes.

Obrigado, a equipe do Instituto Oceanografico da USP por nos receber com carinho!

Parabéns, aos nossos alunos, pela participação!


Equipe Integral PTI e Módulo Ap Teens.

 

alt

 

 

 
Banner
Banner

Nosso Calendário

Banner
 
 

Av. da Invernada, 216 - Sao Paulo - SP - CEP: 04612-060 - Fone e Fax: 55-11-2344-1286

Design by handy shop & windows forum & Contributed RedConsult