Ser Especial

TATIANA GUEDES DE ALMEIDA (depoimento da mãe) PDF Imprimir E-mail
Histórias de Sucesso
Seg, 20 de Abril de 2009 23:24

Essa é realmente uma história de sucesso e até de sobrevivência da Tati.

Em 16 de agosto de 1973, vinha ao mundo a criança mais esperada e amada do mundo. A família se enche de sonhos e alegria para receber a nossa Tati.  Completados 30 dias de vida, a surpresa, uma cirurgia à vista, hérnia inguinal bilateral (coisa simples disseram os médicos). Amparada dos melhores profissionais e hospital de primeira linha, lá fomos nós levar o nosso bebezinho para a cirurgia.

Passado alguns meses, quando ela não reagia a quase nenhum estímulo, a realidade:  choque anafilático causado pela anestesia (dose elevada ou alergia a algum componente), isso já não importava mais – neurologistas constataram uma paralisia cerebral parcial irreversível, que deixou sequelas no desenvolvimento pedagógico e motor, além de uma diarréia crônica que a levou por várias vezes ao hospital com desidratação de 3º. grau, onde foi desenganada pelos médicos duas vezes. Só nos restava rezar naquele momento, diziam eles.

Tati nasceu com 3.700 kg.e com 1 ano pesava 4.500, dá para perceber a situação?Mas ela é teimosa, lutadora, guerreira e segundo o seu pediatra ela veio ao mundo com alguma missão.

Começamos logo cedo a nossa peregrinação para atender a Tati com tudo o que nós conhecíamos e tínhamos de melhor na época. Apesar de muito jovens, sabíamos que a Tati tinha que ter além de nosso amor, o melhor que podíamos dar, mas fazer dela uma pessoa feliz sempre foi o nosso ponto principal.

Fizemos fono, fisioterapia e tudo que os profissionais nos indicavam e caímos numa escola especial onde ela estudou por 12 anos. Tudo isso, entrelaçado por consultas, exames, testes, diagnósticos, alegrias, tristezas, choros e risos.

Percebemos, então, depois desse período que a Tati precisava de alguma coisa a mais, e que essa escola, naquele momento, estava abaixo de nossas expectativas.

Por um período saí à procura de outra escola................ difícil............. até que por indicação de uma amiga conheci o PTI, no momento em que a Carmen Lydia estava começando a desenvolver esse projeto.

Que maravilha! Era justamente o que eu e meu marido procurávamos, a parte pedagógica e junto o estímulo para independência do indivíduo na sua totalidade, preservando sempre o limite, o respeito, a integração e a felicidade do aprendiz.

Desde então a "veterana" Tatiana está no PTI, lá se vão 17 anos de trabalho, estímulo, sucesso, alegria, paciência, expectativas e experiências. Tudo isso é fruto da persistência da Tati, da dedicação da equipe do PTI, ressaltando a Raquel, Carmen Lydia e todos os profissionais que lá estão e também aos que já passaram por essa escola e que deixaram, sem dúvidas, uma marca de amadurecimento na Tatiana.

“Sempre vi a minha filha sorrir, mas só no PTI eu consegui ver a gargalhada dela,” por isso tenho certeza que lá ela se sente feliz e integrada em um espaço de plena aceitação, com muitos amigos que ela gosta muito.

Hoje, aos 35 anos, temos uma Tati alegre, calma, meiga, feliz, com muita saúde e vitoriosa, muito social, com uma agenda de amigos que causa inveja a muitas pessoas,  amigos que ela própria conquistou com sua espontaneidade.

Ela é simplesmente uma filha?  Não, é muito mais que isso.

É a mais forte e poderosa lição de vida que alguém na época tão frágil e inexperiente quanto eu e meu marido poderíamos receber de Deus! É a luz que ilumina o caminho dessa família, que talvez fosse sombrio sem ela.

Somos alunos difíceis e precisamos dela para aprender ainda muita coisa, e com ajuda e muitos profissionais continuo procurando sempre a felicidade da "minha guerreira". 

Mais uma vez graças ao esforço do PTI, agora na pessoa da Emília, ela está integrada no mercado de trabalho, exercendo atividades na Droga Raia, graças também a visão futurista da Carmen Lydia, que até mesmo antes da lei da inclusão já desenvolvia esse trabalho com os aprendizes do PTI, há muitos anos.

A cabeça do ser humano é uma caixinha de surpresas, mas com trabalho, paciência, amor, dedicação, pessoas especiais alcançam situações de destaque, basta acreditar, batalhar e ter a sorte que a Tati teve de encontrar o lugar e pessoas certas.

Agora ela é funcionária da Droga Raia e está muito orgulhosa “da sua farmácia”, como ela mesmo fala, do seu uniforme (faz questão que esteja impecável) do seu crachá, e está atravessando talvez o momento mais feliz de sua vida, com sua auto-estima elevada, mais madura, responsável, divulgando o nome ”Raia” para todas as pessoas que ela conhece, já integrada  no ambiente de trabalho, exercendo sua funções com muita dedicação e trazendo para nós pais momentos de muita alegria.

Ótimo que empresas responsáveis como essa, com seu pioneirismo, nos ofereça essa oportunidade e ainda nos de a chance de mostrar o quanto essas pessoas são capazes.  Com essa nova etapa para os dois lados – empresa e inclusão – teremos a oportunidade de mostrar ao mercado de trabalho, seres humanos lindos, com muita vontade de trabalhar e capazes de superar obstáculos mantendo um nível de trabalho adequado, motivados pela sua dedicação, treinamento e responsabilidade conseguindo, assim, mostrar toda sua potencialidade, e a empresa por sua vez, oferecendo a essas pessoas um ambiente de trabalho respeitoso e autêntico, e não só se dispondo a cumprir determinações de uma lei.

Que outras empresas continuem com esse trabalho sério de inclusão, pois a chance oferecida a essas pessoas com certeza será muito bem aproveitada por todos.

A "minha guerreira" continua na luta pela sua independência, agradecendo todas  as pessoas que fizeram e fazem parte dessa história linda e que no decorrer desses anos trouxeram suas experiências e informações a favor de uma vida melhor para ela.

E em primeiro lugar a Deus pela oportunidade de conquistar vitórias e sucesso.


Com muito orgulho,


LUIZA – mãe da TATIANA

 

 

 

 

 

 

 

 
Banner
Banner

Nosso Calendário

Banner
 
 

Av. da Invernada, 216 - Sao Paulo - SP - CEP: 04612-060 - Fone e Fax: 55-11-2344-1286

Design by handy shop & windows forum & Contributed RedConsult